O primeiro
BioShock foi lançado em 2007, inicialmente um
lançamento exclusivo para o
Xbox 360 e
PC. Mas a produtora
2K Games ficou com peninha dos donos de um
PlayStation 3 e logo anunciou o lançamento para o “negão” da Sony, e claro, com a intenção de
ganhar umas verdinhas a mais. O fato é que
BioShock se tornou um dos FPS favoritos da galera e agora chega a sua aguardada continuação,
BioShock 2 para
Xbox 360, PlayStation 3 e
PC.
E o que podemos esperar dessa sequência? Novos fatores que tornam o game
ainda mais atraente
que o primeiro e um enredo e sistema de combate muito mais
desenvolvido. Mas ele não chega a ser tão surpreendente quanto foi o
original, mas certamente vai agradar aos fãs.
Se você não
jogou o primeiro game ou anda com a memória fraca, aqui vai uma rápida recapitulação: um homem chamado
Andrew Ryan tinha o sonho de criar uma
cidade utópica e então projetou a cidade de
Rapture
no fundo do mar, que era inteiramente auto-suficiente, com produção de
energia elétrica, alimentos e sistema de defesas. A cidade era composta
por pessoas que Ryan considerava os melhores exemplos da humanidade, e
assim por um tempo a cidade prosperou.
Porém, uma descoberta científica de uma substância chamada ADAM acabou
com o equilíbrio da sociedade. Os ADAMs podiam ser usados para melhorar
o corpo humano, física e mentalmente, além de curar doenças e
ferimentos. ADAM sofreu várias modificações genéticas e então eram
capazes de dar aos humanos poderes especiais. Uma cientista então criou
as Little Sisters como maneira de recuperar o ADAM dos mortos.
Mas como elas eram alvos fáceis e indefesos na mãos dos loucos por ADAM, foram criados também os Big Daddy,
soldados geneticamente alterados para serem fortes e especializados na
proteção das Little Sisters. Porém o uso excessivo do ADAM fez com que
muitas pessoas ficassem loucas e a sociedade inteira desmoronou. Agora,
passados 10 anos da Guerra Civil de Rapture, você está de volta. Vamos à
história do game.
A Edição Especial de Colecionador de BioShock 2 vem com uma
caixa reforçada, um LP (sim, um disco em vinil, para você ouvir em sua
vitrola) com a trilha sonora do primeiro BioShock com algumas adições,
um livro capa dura com 164 páginas de arte conceitual, um CD com a
trilha sonora de BioShock 2, três pôsteres estilo retrô, e por fim o
jogo. O preço? Para consoles US$99,99 e para PC US$89,99. Se você não se
contentou com a imagem, veja esse video promocional da 2K sobre a edição especial (eu quero a UBER Edition!!!).
Bem-vindo de volta à Rapture
A trama do game se passa
dez anos após os acontecimentos do original, agora em
1970. Você estará na pele de um
Big Daddy – de codinome Delta - uma das principais ameaças do primeiro
jogo, que vai encontrar a utópica cidade subaquática de Rapture em um caos, sob o controle de uma mulher chamada
Sofia Lamb, que prega a coletividade como meio de
vida e possui como braço direito o padre
Simon Wales, que se juntou à Sofia para espalhar uma doutrinação religiosa. Além de Sofia, as outras ameaças são as
Big Sisters,
as tropas de elite de Sofia e versões mais agéis e perigosas dos Big
Daddies, controladas pelas Little Sisters. Você irá despertar de uma
longa soneca de 10 anos com a missão de explorar Rapture em busca de sua
Little Sister que está desaparecida.
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O game apresenta uma
boa trama e enredo,
com uma narrativa mais simples do que o original, sem tantas
reviravoltas na história, mas ainda assim oferecendo uma narrativa que
vai prender a atenção do
jogador, especialmente com os confrontos com a nefasta
Doutora Lamb. A cidade em si já é grande parte da trama, com os seus loucos habitantes e
aparência ameaçadora, com novos ambientes para serem explorados, como as periferias de Rapture e o fundo mar. Temos
vários novos personagens e alguns antigos que voltam, como a cientista
Bridgette Tenenbaum.
Aqui, diferente do antecessor, você não precisa descobrir detalhes e a
história sobre a cidade e o que aconteceu, mas sim principlamente quem
você é e o que precisa fazer. Mas pelo caminho você vai encontrar
várias gravações
com segredos macabros que explicam o que aconteceu nesses 10 anos em
que esteve em hibernação. Seguindo a tendência de games como “Mass
Effect 2″, o game apresenta a opção de
escolhas morais, mas de maneira bem mais simples e não tão profunda como em outros games, com
múltiplos finais dependendo das suas escolhas.
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veja a abertura de “BioShock 2″